Leffe uma história
09:33Conheça a história da cerveja do tipo Abadia mais consumida em todo o mundo.
Leffe uma história:
A Abadia de Notre Dame de Leffe foi fundada em 1152 à beira do rio Meuse, na província de Namur, no sul da Bélgica. Em 1200 passou a se chamar somente Abadia de Leffe. A cerveja só foi aparecer na Abadia em 1240 (segundo os registros históricos). Como tradicionalmente era feito por toda Europa, aquele mosteiro contava com os premonstratenses, verdadeiros cânones da cerveja. Era muito comum a fabricação de cerveja pelos monges, por ser um tipo de bebida que, ao mesmo tempo em que aquecia o corpo, também fornecia todos nutrientes necessários, uma vez que os países da Europa possuem, até os dias de hoje, invernos rigorosos. Além disso, a cerveja tinha um importante papel sanitário, uma vez que impedia que epidemias tifoides e outras doenças se espalhassem através da água contaminada, já que a esterilização durante sua fabricação impedia a contaminação.
Então, usando de um conhecimento passado de geração a geração, contando com todos os ingredientes encontrados na natureza (perto do mosteiro), estes cânones desenvolveram uma cerveja única, a LEFFE, fabricada apenas naquela região. Mas a Abadia sofreu várias intempéries, naturais e humanas, através dos anos: uma enchente em 1460; um incêndio em 1466; tropas a danificaram em 1735; e durante a Revolução Francesa, em 1794, os monges tiveram que abandoná-la. A fabricação de cerveja continuou em uma escala menor até 1809, quando foi interrompida completamente. Os monges só retornaram para a Abadia em 1902, e em 1937 a Abadia de Leffe foi oficialmente declarada como patrimônio histórico.
Em 1952, os monges firmaram aquele que até hoje é conhecido como um dos primeiros contratos de royalties entre um mosteiro e uma cervejaria comercial. Isto aconteceu quando o monge Abbot Nys e Albert Lootvoet, dono de uma cervejaria na cidade de Overijse, resolveram produzir a cerveja LEFFE DARK, segundo a tradicional receita e processo de fabricação, em escala comercial para ser vendida no mercado belga. A cerveja foi um sucesso instantâneo. Nas décadas seguintes as cervejas da marca se espalharam pela Europa e outros países. Além disso, a linha de cervejas da marca foi aumentada com o lançamento de novos produtos. A cervejaria que produzia a LEFFE sob licença foi mais tarde, em 1987, comprada pela empresa Interbrew, que recentemente se fundiu com a brasileira Ambev para formar a InBev. Com isso, a LEFFE ganhou poder de distribuição mundial ainda maior.
0 comentários